Não Deixe o Samba Morrer

A cultura negra sempre me inspirou muito respeito. Talvez por isso eu acredite que falar sobre ela requer muita pesquisa e muito cuidado.


Cuidado para não restringir a história dos negros afro-descendentes no Brasil à história de sofrimento e escravidão.

 

Afinal, a riqueza da história e das contribuições dos negros para o país e para a humanidade é muito mais ampla do que isso.

 

Além disso, escravidão não é sinônimo de negritude. Na antiguidade ou nos dias atuais, regimes de segregação, racial ou não, sempre estiveram presentes na história, atingindo negros, cristãos, judeus, mulheres, homossexuais, para citar alguns.

 

E mais, as manifestações culturais de origem afro sempre vêm acompanhadas de cantos, danças, festas, cores, artes... Todas representativas de alegria!

 

Dentre estas manifestações culturais, o samba se destaca no Brasil como uma das mais populares.

 

Derivado de raízes africanas e surgido no Brasil no final de 1916, inicio de 1917, com a gravação do primeiro samba Pelo Telefone, o samba foi reconhecido como uma das principais manifestações da cultura popular brasileira através do registro das matrizes do samba no Rio de Janeiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 9 de outubro de 2007, no Livro de Registro das Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, como Patrimônio Cultural do país.

 

O título de um dos sambas mais famosos no Brasil, composto por Edson Conceição e Aloísio, foi também o recado final deixado por Dóris, cantora e idealizadora do projeto Cantando a História do Samba, em entrevista exibida na Band no dia 04.07.2010, no Programa Extra-Classe, que pode ser encontrada no YouTube.

 

Como uma das contribuições para a implementação da Lei Federal 10.639/2003, o projeto tem como objetivo principal preservar e divulgar a memória social e cultural do samba, além de levar a história e a cultura afro-brasileira e africana até as escolas e à sociedade através do samba.

 

O projeto é o fio condutor do Seminário Diálogos entre o Samba e a Escola, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2010 em Ribeirão das Neves/MG.

 

Informações sobre o projeto e sobre a programação do seminário podem ser encontradas no site http://www.projetohistoriadosamba.org.

 

“O samba foi instrumento efetivo de luta do povo negro para que ele pudesse se inserir na sociedade... Não vamos deixar o samba morrer, até mesmo porque a nossa história é a nossa cultura.”

Dóris

 

Write a comment

Comments: 0