Tudo Começou Lá no Mato do Tição

Anos atrás, diante da inquietude que me assolava o coração, numa ânsia incansável de qualidade de vida e de ser feliz, começou meu ponto de mutação!


Não por acaso, passei por uma cirurgia de reconstrução dos ligamentos do meu joelho direito, que há mais de quinze anos havia se rompido sem que eu lhe desse a menor atenção. Ao longo destes quinze anos foram muitas pernas falseadas, rotações doloridas, num grito de dor que anunciava que era tempo de reforçar as bases.

 

Foi quando reaprendi a caminhar! Literal e metaforicamente falando.


O primeiro passo desta trilha foi representado por um corte, não da pele, mas de uma relação de trabalho que durava quatro anos.

 

A partir do momento em que fazemos a escolha por uma entrega criativa, é interessante perceber como a vida vai, aos poucos, nos preparando para o caminho que iremos trilhar ...

 

Instigar o imaginário de seres humanos a desabrocharem com seus talentos inatos, suas habilidades inconfundíveis, escondidas há tanto tempo dentro de si mesmos, requer maestria. Essa passou a ser a minha busca!

 

Minha vontade era tamanha que em menos de um mês germinou a semente de um projeto real nas trilhas de Minas, um projeto que deu certo, que me trouxe muito mais do que remuneração financeira. A moeda na qual fui paga foi a moeda da alegria e da sabedoria. É claro que também, por conseqüência, na moeda do real.

 

Vi então no “Descubra Minas” o anúncio de uma festa tradicional: a festa de São João do Mato do Tição, que acontece todos os anos na cidade natal de meus pais. Ao lado uma foto: Dona Divina de Siqueira, matriarca do Quilombo do Mato do Tição!

 

Conheci Dona Divina no dia das crianças daquele mesmo ano. E fui embora, junto com meu irmão e alguns amigos, com a esperança de ali retornar e trazer muito mais do que restos que não nos serviam mais.

 

Semanas depois, conheci Lindomar, uma nota musical, o Dó, o líder, um ponto luminoso, como costuma dizer o sábio Tião Rocha!

 

Ali, no Mato do Tição, nasceu o Mosaico Geraes!

 

Quanta alegria perceber que a partir de então meus projetos de vida cresciam a olhos vistos diante de mim! Quanta alegria ver hoje que aquela flor, que sabe Deus como conseguiu sobreviver entre tantas pedras, virou jardim! Quanta alegria saber que ali brotou a minha voz, brotou a semente de Olhos Negros, brotou a semente da imersão criativa em projetos de vida!

 

Tudo isso porque minha criança interior veio, olhou aquela flor e resolveu voltar, cuidar, regar, adubar, ao invés de simplesmente passar!

 

E hoje, minha missão é meu norte, minha visão de futuro é meu guia. O amor é meu caminhar!

 

Meus sonhos se alinharam ao caminho do Sol e da Lua. Raros são os que conseguem tal façanha! Torna-se leve o caminho, abrem-se as portas sem ser preciso forçar.

 

Este é o segredo!

 

E a sede que me move é a de compartilhar o que aprendi e o que descobri nessas viagens interiores, intensas em experimentações e vivências simplesmente maravilhosas!

 

“Conhecer o Mato do Tição transformou completamente a minha vida!”

 Alessandra Marques 

 

Write a comment

Comments: 0